O município é um dos mais de 70 do Maranhão que receberão as ações do programa executado pelo Sebrae. O Governo do Estado celebrou parceria com a instituição que incluiu 53 municípios no ciclo do programa para 2021-2022, entre eles Dom Pedro, que possui mais de 1.000 pequenos negócios em atividade.

Iniciou em Dom Pedro as ações do Programa Cidade Empreendedora com a reunião de alinhamento técnico entre as equipes do Sebrae e da Prefeitura. Na ocasião foram definidas as soluções empreendedoras a serem executadas pelo Sebrae no município, por meio do Programa.

O prefeito Ailton Mota, popularmente conhecido como Galego, abriu o encontro agradecendo a inclusão de Dom Pedro no programa.

A gerente Regional do Sebrae em Presidente Dutra, Esther Freitas, apresentou os detalhes do Programa à equipe da prefeitura de Dom Pedro.
Localizado a 324 quilômetros da capital maranhense e com mais de 1.000 pequenos negócios em seu território, Dom Pedro faz parte das cidades contempladas na parceria firmada entre Governo do Estado e Sebrae, para execução de ações do Programa Cidade Empreendedora.
“Estamos muito felizes por termos sido escolhidos para participar desse programa maravilhoso em parceria com o Sebrae Maranhão. Tenho certeza que vai nos ajudar muito na gestão do município e que daqui vai sair um projeto para nossa participação inclusive no prêmio Prefeito Empreendedor”, pontuou o prefeito Ailton Mota, sobre a expectativa dos resultados gerados por meio do programa.
O início das ações do Cidade Empreendedora em Dom Pedro se deu com a reunião de alinhamento técnico, realizada recentemente no auditório da secretaria de saúde do município e que contou com a presença do prefeito Ailton Mota, seu secretariado e a equipe técnica do Sebrae em Presidente Dutra.
Além das ações de base contidas no portfólio do programa, a prefeitura escolheu na ocasião as soluções empreendedoras complementares, utilizando o bônus de 10 moedas que fazem parte do pacote de adesão, uma espécie de pontuação atribuída pelo Sebrae para facilitar na escolha das ações executadas por meio do Cidade Empreendedora. “Escolhemos o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que será implantado nas escolas, beneficiando mil alunos de escola da rede pública, cursos de elaboração de projetos para orientar todos os nossos secretários e cursos e oficinas DEL. Todos eles irão nos ajudar bastante na gestão do município e impulsionar o desenvolvimento local por meio do empreendedorismo”, explicou a secretária municipal de Administração, Sônia Lúcia Feitosa, também responsável por acompanhar a execução do programa no município.
O programa Cidade Empreendedora propõe gerar um ambiente de negócios voltado ao desenvolvimento local, dinamizando a economia e gerando emprego e renda nas cidades participantes. Eixos como educação empreendedora, sala do empreendedor, planejamento estratégico e compras governamentais são alguns dos pontos trabalhados.
“Queremos que com esse Programa a quantidade de empresas formalizadas no município cresça, servidores e técnicos saiam mais capacitados e prontos para elaborarem projetos que beneficiem também as empresas locais, que haja um melhor planejamento e gestão das compras públicas, implantação de ações de desburocratização e atendimento de excelência aos empresários, por meio da Sala do Empreendedor. Tudo isso visando promover a transformação local por meio de políticas públicas de desenvolvimento”, pontuou a gerente regional do Sebrae em Presidente Dutra, Esther Freitas, sobre as expectativas para a implantação do Programa Cidade Empreendedora em Dom Pedro em prol do crescimento das pequenas empresas.
Para a execução do Cidade Empreendedora nos municípios contemplados pela parceria com o Governo do Estado e o Sebrae, foi disponibilizado um aporte de cerca de R$ 5 milhões para realização de ações de estímulo ao empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento local, priorizando as vocações produtivas e econômicas dos territórios. Nessas cidades, o programa executado pelo Sebrae será coordenado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc).
“Essa parceria, por meio do Cidade Empreendedora, vai contribuir para que os municípios possam expandir a pauta empreendedorismo, fornecendo ferramentas necessárias para ampliar o desenvolvimento, desburocratizando a abertura de novos negócios, gerando emprego e renda”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, Simplício Araújo.
Dom Pedro é atendido pela Unidade Regional do Sebrae em Presidente Dutra e possui uma Sala do Empreendedor bastante ativa. “A nossa parceria com o Sebrae já traz bons frutos para nosso município. Estamos constantemente buscando ajudar nossos empreendedores e o Sebrae tem sempre nos apoiado. Oficinas de Planejamento estratégico, Oficinas SEI, os cursos Como aumentar as suas vendas e Como controlar seu dinheiro, além de orientação na implantação de um biodigestor, foram nossas últimas ações”, explicou Jonata Rodrigues, Agente de Desenvolvimento Local, responsável pelo atendimento na Sala do Empreendedor.
Cidade Empreendedora
O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios. A estratégia foi nacionalizada a partir de 2021, e deve ser executada em mais de mil municípios brasileiros até o próximo ano. No Maranhão, para o ciclo 2021-2022, o Sebrae atenderá mais de 70 municípios do estado, que receberão as ações do programa.
A proposta é promover a transformação econômica, social e cultural de municípios, onde o Sebrae parceiriza com poder público e dispõe de uma série de ferramentas para estimular ações de incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento local, que vão da simplificação e desburocratização da abertura e gestão de pequenos negócios, inclusão de empresas locais em compras públicas, ações de acesso a mercado e a crédito, inserção do empreendedorismo na educação básica municipal, entre várias outras ações.